Idade avançada, cuidado redobrado! A partir dos 50 anos, 1 em cada 6 homens terá câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Mas, diferente de 40 anos atrás, quando a doença tinha um tratamento complicado e o preconceito era grande, é importante que pacientes busquem se prevenir e fazer exames periódicos.
Aproveitando o Novembro Azul, época dedicada à orientação do homem sobre a necessidade a saúde masculina, apresentamos informações úteis sobre a doença. Exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser realizados anualmente e incluem dosagem do PSA e toque retal.
Segundo o urologista Fábio Crialezi, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, os principais fatores de risco são a idade elevada e o histórico familiar presente (neste caso, o risco chega a ser 5 vezes maior para pessoas com até 3 familiares com câncer de próstata). Outro sinal de alerta é a presença de um nódulo na próstata ao toque retal.
Quando é ideal começar os cuidados?
Os exames devem iniciar-se aos 50 anos de idade. Pessoas com histórico familiar presente e negros devem iniciar seus exames de screening aos 45 anos de idade. Para aqueles com parentes de primeiro grau com história de câncer de próstata (pai e irmãos), os exames estão indicados a partir 40 anos de idade.
Ainda é necessário fazer exame de toque?
O exame de toque retal ainda é necessário pois pode detectar lesões precoces na próstata que nenhum exame de imagem com as tecnologias atuais seria capaz de diagnosticar. Desta forma, ele faz parte de todas as avaliações. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o exame de toque é muito pouco incômodo e extremamente rápido.
Quais os principais sintomas do câncer de próstata?
O câncer de próstata em suas fases iniciais não causa sintomas nem apresenta sinais. A introdução na prática clínica na década de 90 do exame laboratorial sanguíneo do PSA em conjunto com o exame de toque retal, trouxe a possibilidade de diagnosticar lesões malignas enquanto ainda localizadas na próstata, o que permite, na maioria das vezes, tratamento curativo.
Como evitar?
Ainda não há forma concreta de se evitar o câncer de próstata. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. Mesmo não havendo consenso, alguns estudos sugerem que dietas pobres em gordura e carnes vermelhas, mas ricas em grãos, cereais, frutas e vegetais podem proteger contra o aparecimento da doença.
Existem algumas estratégias de prevenção com uso de medicamentos inibidores da 5-alfaredutase, estatinas, anti-inflamatórios e moduladores de receptores seletivos de estrógenos, ou dietéticas pelo uso de carotenóides, retinóides, vitamina D, vitamina E, cálcio e selênio.
Todo cuidado é pouco! É imprescindível também que, durante a ‘melhor idade’, tanto o homem quanto a mulher possam ter momentos de repouso tranquilos. Para prevenir incidentes (ligados à incontinência urinária) e também para um toque mais suave da pele com a cama, opte pelos protetores de colchão Higifral, que garantem mais suavidade no momento do descanso e sono.