Na melhor idade o cuidado com a pele deve ser intensificado

Perda de elasticidade da pele, redução da camada de gordura e diminuição das secreções sebáceas fazem parte do processo de avanço da idade. Logo, a hidratação da pele não pode ser esquecida por quem já passou dos 60 anos. “A pele acaba precisando de um reforço na hidratação, que deve ser interna, por meio de ingestão de líquidos e alimentos, e também com uso de produtos que podem ser aplicados”, explica a dermatologista e professora da Universidade Positivo, Katia Scheylla Malta Purim.

Segundo a profissional, ambos os tipos de hidratação têm recomendações específicas. Para se hidratar “de dentro para fora”, por exemplo, o geriatra do Hospital Marcelino Champagnat José Maria Tupiná Machado recomenda que os idosos consumam entre 30 e 50 ml de líquidos por quilo de peso diariamente, mesmo sem sentir sede. “Quando eu motivo o idoso a se hidratar, em geral, falo em ‘tomar líquido’, não em ‘tomar água’, porque ele não perde apenas água, perde uma série de íons”, esclarece o médico. Além de água, ele recomenda a ingestão de água de coco, gelatina, chás e sucos, além de frutas com bastante líquido (cítricas, principalmente), acrescenta a geriatra.

Opções – Cremes e loções hidratantes vêm para ajudar a hidratar e manter a pele sadia, contribuindo também para uma sensação de bem-estar, pois a pele seca pode coçar ou descamar. Pontos mais secos do corpo como pés e mãos, exigem até o uso de cremes que contenham silicone e óleos vegetais, que realizam a chamada hidratação por oclusão (redução da perda de água pela pele). Para regiões mais delicadas, como o rosto, a orientação é que se use produtos com ureia ou pantenol. “Eles vão reter um pouco de água, mas darão à pele a sensação de toque suave”, diz Katia.

Além da hidratação, alguns produtos ajudam a restaurar a barreira lipídica da pele, protegendo-a do ressecamento, e outros mais oleosos, são recomendados para quem sofre de alguma condição específica, como a psoríase, que causa a intensa descamação da pele. Para determinar qual o melhor tipo de hidratação e o produto mais indicado para cada caso, porém, a recomendação é que as pessoas passem por uma avaliação médica.

Toda a linha de fraldas e protetores da Higifral é desenvolvida pensando nesta preocupação com o bem-estar da pele.

Fonte: Vivian Faria – Blog Viver Bem (Gazeta do Povo)

compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email